Eee ai galera! tudo bom? Hoje vamos falar de dois tipos de preparação que se pode fazer no motor dos carros... muita gente diz que motor turbo é melhor que motor aspirado e vice-versa, pra acabar com a bagunça... nenhum dos dois é melhor que o outro, ambos tem vantagens e desvantagens, cabe você decidir qual lhe chama mais atenção. (no meu caso, apaixonado incondicionalmente por motor turbo). Essa postagem também vai a pedidos do meu velho kkk então seu Mário Pai, essa é especialmente pra você.
Para começar vamos acabar com alguns Pré-conceitos. Muita gente fala: aah vou mandar aspirar meu carro! Beleza pode mandar, aspirar o tapete, o carpete os bancos, tudinho!
Falando sério agora, motor aspirado é todo aquele que "respira" o ar, ou seja, suga o ar de fora pelo movimento dos pistões. pra se tornar mais fácil a compreensão imagine o seguinte: uma seringa, e suponha que o êmbolo seja o pistão, pois bem, partindo disso concluímos que a maioria dos carros vendidos (Gol, Palio, Celta, Civic...)
Motor Aspirado
Como dito a cima, quando se diz em aspirar o motor nada mais é dó que aumentar o fluxo de entrada de ar, ou aumentar a cilindrada do motor consequentemente o pistão consegue "sugar" mais ar para dentro do cilindro. Nessa brincadeira você consegue em torno de 30% no incremento da potência, aliado a isso você pode trocar comando de válvulas, melhorar a admissão e exaustão de ar com filtro e escapamento esportivo, mas não chega a ser grande coisa (15% a mais de potencia), as desvantagens são que o motor sofre em rotação baixa, deixando a marcha lenta irregular além de consumir mais combustível. Para conseguir ganhos maiores, requer muito investimento financeiro.
Motor Turbinado
É aquele em que o ar é induzido forçadamente para dentro do cilindro a uma alta pressão gerada pela turbina! (Confira como funciona o a turbina, clicando
aqui.) Imaginemos de novo o exemplo da seringa, mas dessa vez tampando o bico e apertando o êmbolo! Deu pra entender? A vantagens para o motor turbo são, se utilizado em regime normal, e dependendo do tamanho, torna o carro mais econômico, custo baixo em relação ao aspirado, faixa de alteração de potencia bem maior em relação ao aspirado, em contra partida temos o famoso Turbo Lag, e uma manutenção mais rígida e frequente.