segunda-feira, 24 de março de 2014

CAVALOS EXTRAS: 2 Dicas para apimentar seu carro sem gastar muito.

Faaaaaala Galera! tudo bem com vocês? tirando a poeira do blog, mega hiper tempo parado, pois é! sabe como é né! Faculdade, namorando... ai já viu mal sobra tempo pra postar, como também assunto pra falar.
Pois bem, o assunto hoje vamos falar de umas dicas que podem melhorar o desempenho do carro, sem gastar muito dinheiro com preparações bem mais feitas. Desde já vale salientar que essas pequenas alterações não vão dar o mesmo resultado que um motor turbo, por exemplo, mas serve como ponta pé inicial para quem quer se inserir no mundo dos carros preparados e futuramente se aventurar em preparações mais ousadas. 

Vamos as DICAS:

1. Remapeamento da Injeção Eletrônica: 


Nos carros mais modernos essa peça "substitui" o carburador, além de controlar tudo, absolutamente tudo de eletrônico no seu automóvel, como: pressão e quantidade de combustível, angulo de abertura da borboleta, bomba de combustível, sensores como de rotação do motor, de temperatura, pressão de óleo...aff cansei... enfim deu pra entender a importância dessa peça né? Mas em que consiste o REMAPEAMENTO? Nada mais é do que mudar os valores estabelecidos pela montadora, melhorando assim o desempenho do carro, há quem diga também que fique mais econômico, mas na frente explicarei o porque. Valores? hã? como assim? Seguinte, os carros vendidos hoje em dia tem seu funcionamento limitado pelas montadoras, abaixo do que realmente o motor suporta (digamos assim), que estipulam tais valores (pressão de combustível, abertura e fechamento de válvulas... etc) num determinado padrão. O REMAPEAMENTO altera esses valores (graficamente) de forma com que o motor ganhe mais potencia. Vou pegar o exemplo do "meu" carro, um Palio Fire 1.4 ano 2010, original de fabrica com 85cv na gasolina, com o remapeamento, passa a ter 94cv na roda. 
Não é lá muita coisa, mas já ajuda um pouco. Sobre a questão do consumo de combustível foi falado o seguinte, " você tem seu carro original e precisa de uma retomada na rotação... com ele remapeado você exige menos do motor, entre outras palavras, você precisa pisar menos pra ele responder melhor, consequentemente mais economia, sem contar no dia a dia"... se é verdade veremos. Outro ponto que vale salientar é que carros turbos originais de fabrica ganham potencia muito mais fácil. O custo varia de carro para carro.
Aliado a isso a dica 2

2. Filtro de Ar Esportivo:

 Com a reprogramação já feita, pode-se "jogar" mais ar no motor do seu carro com um kit CAI (Cold Air Intake) os famosos filtros cônicos, como também filtros esportivos idênticos ao formato original. Não é muito aconselhável colocar um filtro antes, pois corre o risco do carro ficar manco, muito ar e pouca gasolina. 

Então é isso galera. Espero que tenha contribuído em algo e qualquer duvida estou as ordens! Vaaaleu! Grande Abraço!