Enfim, vou falar um pouco do que sei sobre cada motor e algumas curiosidades, lembrando q ainda não sou nenhum Expert no assunto (ainda u.u vale salientar).
Primeiro vamos começar daquele que equipa a maioria dos nossos automóveis aqui no Brasil:
4 Cilindros em linha
Como já foi dito, equipa a maioria dos carros aqui no Brasil, os pistões trabalham na vertical, possuem 4 cilindros, podem ser SOHC (único
comando de válvulas) ou DOHC (duplo comando de valvular), transversal,mais comum, ou longitudinal.
Motor Transversal- 1.4 Econoflex da GM
Motor Longitudinal- VW
Quantos aos motores 3, 5, 6 cilindros o principio é o mesmo, o que muda é a quantidade de cilindros.
Motores em V
V10 da BMW M5
Motor Hemisférico- HEMI
Ficou conhecido por equipar os nervosos Dodge's Challenger e Charger como também muitos outros modelos de outras marcas. O modelo esquemático desse motor se assemelha muito ao dos motores em linha a diferença está na parte superior da câmara de combustão, a qual é hemisférica, dai vem o nome, e outra característica é que as válvulas de admissão e exaustão ficam opostas.
Motor Boxer
Todo mundo já viu esse motor, porém muitos não sabem que leva este nome, presente em um carro muito popular, os pitões aqui trabalham deitados, na horizontal. Pois é este motor equipa o famoso fusquinha como também os fortes da Porsche e Subaru. Seu diferencial está no espaço ocupado, no peso, e por ser considerado um motor esperto e nervoso em baixas rotações.
Motor em W
Pois é você leu bem! motor em W, muito semelhante ao V, esse tipo de motor não é usado em qualquer carro, equipa aqueles tipos de carrinhos bem fraquinhos tipos os da Audi, Bentley ou um mais fraco ainda o Bugatti Veyron.
W12 da Audi
O número vem da quantidade total de pistões, no caso 12, sendo 6 em cada lado.
W12 da Bentley
O bloco mimoso do Veyron- W16
Motor Rotativo
Sendo bastante sincero com vocês não sei como se dá o funcionamento desse tipo de motor, mas sei que equipa alguns, ou todos, os modelos da japonesa Mazda, como o RX-7, RX-8
Videozinho mostrando a montagem do mimoso motor do Veyron! Babem! se liguem no tamanho das peças: virabrequim e comando de válvulas, beeeem pequenos! Valeu galera até a próxima! uhuuu
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