quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Tipos de motor... V6, V8, W12, Boxer, 4 cilindros.....escolha o seu!

E ai galera, Beleza? Hoje o assunto será um puco diferente... uma curiosidade que eu tinha ,acho que deve ser a de muitos também, leigos ou não, em relação aos tipos de motores que existem, ou pelo menos os mais conhecidos, é motor pra mais de metros '-' kkkkk
Enfim, vou falar um pouco do que sei sobre cada motor e algumas curiosidades, lembrando q ainda não sou nenhum Expert no assunto (ainda u.u vale salientar).

Primeiro vamos começar daquele que equipa a maioria dos nossos automóveis aqui no Brasil:

4 Cilindros em linha
Como já foi dito, equipa a maioria dos carros aqui no Brasil, os pistões trabalham na vertical, possuem 4 cilindros, podem ser SOHC (único
comando de válvulas) ou DOHC (duplo comando de valvular), transversal,mais comum, ou longitudinal.

Motor Transversal- 1.4 Econoflex da GM

Motor Longitudinal- VW 

Quantos aos motores 3, 5, 6 cilindros o principio é o mesmo, o que muda é a quantidade de cilindros.

Motores em V



Quem nunca ouviu falar nos tão famosos motores V6, V8, V10 e V12? pois é nesses motores os pistões trabalham inclinados formando a letra "V" , presos ao virabrequim no bloco do motor, geralmente possuem 2 comandos de válvulas, um para cada ponta do V. Equipa carros como: BMW M5, Camaro, Mustang...



V10 da BMW M5


Motor Hemisférico- HEMI

Ficou conhecido por equipar os nervosos Dodge's Challenger e Charger como também muitos outros modelos de outras marcas. O modelo esquemático desse motor se assemelha muito ao dos motores em linha a diferença está na parte superior da câmara de combustão, a qual é hemisférica, dai vem o nome, e outra característica é que as válvulas de admissão e exaustão ficam opostas.



Motor Boxer

Todo mundo já viu esse motor, porém muitos não sabem que leva este nome, presente em um carro muito popular, os pitões aqui trabalham deitados, na horizontal. Pois é este motor equipa o famoso fusquinha como também os fortes da Porsche e Subaru. Seu diferencial está no espaço ocupado, no peso, e por ser considerado um motor esperto e nervoso em baixas rotações.


Motor em W

Pois é você leu bem! motor em W, muito semelhante ao V, esse tipo de motor não é usado em qualquer carro, equipa aqueles tipos de carrinhos bem fraquinhos tipos os da Audi, Bentley ou um mais fraco ainda o Bugatti Veyron.

W12 da Audi


O número vem da quantidade total de pistões, no caso 12, sendo 6 em cada lado.

W12 da Bentley

O bloco mimoso do Veyron- W16




Por ultimo, mais não menos importante

Motor Rotativo

Sendo bastante sincero com vocês não sei como se dá o funcionamento desse tipo de motor, mas sei que equipa alguns, ou todos, os modelos da japonesa Mazda, como o RX-7, RX-8



Videozinho mostrando a montagem do mimoso motor do Veyron! Babem! se liguem no tamanho das peças: virabrequim e comando de válvulas, beeeem pequenos! Valeu galera até a próxima! uhuuu 



Nenhum comentário:

Postar um comentário