segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

#VOCÊ SABIA? Tipos de câmbios! Saiba diferencia-los na hora de comprar?trocar de carro!

E aii Galera tudo bem com vocês? Movimentando um pouco mais o blog, hoje resolvi fazer uma postagem sobre um assunto que até pouco tempo eu não sabia diferenciar, mas atentando um pouco mais, e lendo mais sobre fui entendendo. Enfim vamos lá...

Você sabe dizer que tipo de cambio o seu carro tem? Manual? Automático?  Automatizado (ou robotizado)? Automatizado de dupla embreagem? CVT? Não???? bem hoje vou tentar explicar como diferenciar esses tipos de cambio.


Cambio Manual acho que todo motorista na face da terra, pelo menos aqui no Brasil, deve ter tido contato, já que para se tirar a habilitação para dirigir é exigido que seja em carros com câmbios manuais! Mas não custa falar né?! Cambio que possuem de 4 a 7 marchas, onde o acionamento para troca das marchas se faz pelo pedal da embreagem, basicamente isso!












Cambio Automático (o Legitimo)!O famoso P, R, N, D é aquele onde o conversor de torque, que substitui todo conjunto da caixa manual, realiza as trocas das marchas de uma forma mais suave. Podemos comentar também que dentro da realidade dos câmbios automáticos temos desde os de 4 marchas, que por sua vez são os menos eficientes por terem o escalonamento das marchas muito longo, o que acentua assim o consumo do carro, por exemplo o Toyota Corolla (exceto a nova versão), temos os de 5 marchas que se igualam a um cambio manual convencional, ou seja, o escalonamento (relação) das marchas não é tão longo, como temos também os câmbios de 6, 8 e 9 marchas! Como por exemplo a nova Land Rover Vogue a diesel! fica a dica: quanto mais marchas melhor, trocas mais suaves, consumo equilibrado e um melhor desempenho nas retomadas em arrancadas! Vale salientar também que o preço da manutenção de um carro equipado com cambio automático é bem superior aos demais! Não bobei! realize sempre as manutenções necessárias!

P em inglês: Parking ou Estacionar
R: Ré
N: Neutro
D: Drive ou Dirigir















Já o cambio Automatizado ou Robotizado pode enganar você, por se parecer muito com um automático! a diferença é que nesse tipo de cambio o seu carro tem embreagem porém quem "pisa" nela pra você são atuadores hidráulicos por meio de sensores. Podemos ver a presença desse tipo de cambio nos carros populares com motorização 1.6...acho que você já deve ter ouvido falar, Cambio Dualogic que equipa os da Fiat, EasyTronic da Chevrolet, I-motion que equipa os da VW...entre outros...O seu é um desses? então você tem um carro com cambio automatizado!

E os Automatizados de dupla embreagem??
Os alemães adoram! S-tronic (audi), triptronic, dsg(VW)...é bem curioso! Tive o prazer de pilotar um carro equipado com tal cambio, um Golf geração 7 (novo golf) 1.4 tsi, e como se dá o funcionamento desse tipo de cambio?? dupla embreagem?? isso mesmo! lembra do cambio Automatizado falado a cima? do mesmo jeito, porém nesse aqui temos uma embreagem para marchas pares e outra embreagem para marchas impares. Ou seja quando você uma marcha engatada, por exemplo a 2º marcha, a 1º e a 3º estão pré engatadas! sacou? no caso de vc diminuir entra a primeira marcha, no caso de acelerar entra a terceira...e assim por diante. Tá...mas qual o beneficio? tempo de troca reduzido, sabe aquele tranco na hora de troca?? minimo, e o consumo! aaah o consumo! melhora bastante!

E por fim o cambio CVT, do inglês Continuously variable transmission, ou Cambio continuamente variável! Para ser sincero não vejo graça nesse cambio! Quer conforto, sem esportividade? esse é o seu cambio, conhecido como cambio de infinitas marchas, seu funcionamento é bastante curioso, por meio de polias que se regulam através da rotação do motor dando assim a velocidade ao carro, podemos ter como exemplo o Renault Fluence e o Nissan Centra, como também o Honda Fit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário